Reflexiones y autoevaluación final (15%)

Reflexiones y autoevaluación final (15%)

Numero de respuestas: 7

                                           ESCRIBE TUS REFLEXIONES
La Bitácora de Aprendizaje es un espacio para la reflexión sobre tu TEMA de investigación y los aportes que has recibido en este curso para avanzar en tu estudio.
Reflexiona sobre:
¿Cuáles son los aportes que has recibido para mejorar tu trabajo de investigación a partir de lo aprendido en este curso?

¿Cuáles son las dudas/barreras/dificultades que se te presentan para realizar tu investigación y cómo las resolverás?

En tu última participación, indica una autovaloración (escala 1-10) sobre tu desempeño en este curso.

Es una reflexión libre y honesta sobre tu propio proceso de investigación.
Al menos una participación  + la reflexión final del curso.

Puedes reflexionar, también, a partir de lo que plantean tus compañeros (as)


En respuesta a Primer comentario

Re: Reflexiones y autoevaluación final (15%)

de Georgina Geraldin Bolivar Urabac -
Reflexiones y autoevaluación final
Alumna: Georgina Geraldin Bolívar Urabac

¿Cuáles son los aportes que has recibido para mejorar tu trabajo de investigación a partir de lo aprendido en este curso?
Una de las cosas que debemos aprender cuando investigamos es la apropiación de los instrumentos de recolección de datos, el simple hecho de pensar como realizarla desde que te planteas el problema facilita muchísimo cuando llega el momento de realmente realizar esta colecta de datos.
Uno de los principales aportes que recibí en los encuentros virtuales y en los materiales compartidos es que en la investigación mixta los datos cuantitativos alimentan los cualitativos y viceversa y depende tu objetivo verificar cual técnica e instrumento es el más adecuado.
Un punto de suma importancia que a veces es olvidado es el tema de las autorizaciones, principalmente de imagen y de colecta de datos pues en Brasil existe una ley de protección de datos, entonces es fundamental cuando hacemos investigación tener a la mano este tipo de formatos para aplicarlos antes de realizar la colecta de los datos.
¿Cuáles son las dudas/barreras/dificultades que se te presentan para realizar tu investigación y cómo las resolverás?
Creo que será definir el instrumento correcto que me lleve a lograr los objetivos planteados en la investigación y luego como realizar este análisis. También algunos datos que necesitaré de fuentes gubernamentales, pues debo verificar las vías adecuadas para obtener estas informaciones fidedignas.

Autovaloración
8/10

Si bien es cierto que participé de las clases online, tuve algunos problemas de conectividad. El tema me parece muy pertinente, sin embargo, me hubiera gustado ver los mismos cuando estuviera con al proyecto académico aprobado para tener más lucidez y clareza en las ideas sobre mi investigación. Pues ya estaría con los puntos más definidos para aclarar dudas e pensar en una ruta mas eficiente e eficaz en el tema metodológico.
Aunque una de las cosas que aprendí es que en la aplicación de los instrumentos todo puede mudar, desde los objetivos hasta el tipo de investigación y entiendo que es por este motivo que debemos conectarnos con la parte metodológica con antelación.
En respuesta a Primer comentario

Re: Reflexiones y autoevaluación final (15%)

de Valdivania Correa Chagas -
Aluna: Valdivania Chagas

¿Cuáles son las dudas/barreras/dificultades que se te presentan para realizar tu investigación y cómo las resolverás?

A disciplina de Instrumentos de Coleta e Análise de Dados nos ofereceu uma ampla gama de contribuições para melhorar o nosso trabalho de pesquisa. Alguns aspectos abordados incluem o aprendizado de técnicas adequadas de coleta de dados, a compreensão de diferentes instrumentos de análise, a avaliação crítica de métodos de pesquisa, entre outros. Essas contribuições nos permitiu uma base sólida para conduzirmos nossas próprias pesquisas e melhorar a qualidade dos nossos projetos.
No entanto, é comum que enfrentemos algumas dúvidas, barreiras ou dificuldades na realização da pesquisa. Alguns exemplos podemos incluir a escolha do instrumento de coleta de dados mais adequado para a pesquisa em questão, a identificação de amostras representativas, a análise correta dos dados coletados, a interpretação dos resultados, entre outros. Para resolver essas dificuldades, é importante buscar o apoio do orientador, participar de discussões com outros pesquisadores na área e buscar recursos adicionais, como livros, artigos científicos e cursos complementares.

Autoevaluación

8/10

Primeiramente, gostaria de destacar que poderia ter me comprometido mais nesta disciplina, visto sua importância. Mas deixo claro que estabeleci metas de aprendizado e me empenhei em alcançá-las. Durante as aulas, participei ativamente, envolvendo-me em discussões, fazendo perguntas relevantes e compartilhando minhas perspectivas. Essa participação ativa permitiu-me absorver mais conhecimento e interagir com meus colegas de forma construtiva. Além disso, houve uma significativa melhora na minha capacidade de organização e administração do tempo. Durante o curso, fui desafiada a gerenciar meu tempo de forma mais eficiente, a fim de conciliar as demandas do curso com minhas responsabilidades diárias.
En respuesta a Valdivania Correa Chagas

Re: Reflexiones y autoevaluación final (15%)

de ANTONIA CAVALCANTE SILVA -
Quero destacar que a disciplina de Instrumentos de Coleta e Análise de Dados nos deu uma ideia muito boa para iniciarmos nossa pesquisa, contribuindo para melhorar nosso trabalho e enriquecer nossa pesquisa . A proposta apresentadas, nos demostrou métodos adequados para coletarmos dados sobre nossa pesquisa. Essas contribuições foi de total importância para agente melhorar nosso trabalho de pesquisa.
En respuesta a ANTONIA CAVALCANTE SILVA

Re: Reflexiones y autoevaluación final (15%)

de ANTONIA CAVALCANTE SILVA -
Quero destacar que a disciplina de Instrumentos de Coleta e Análise de Dados nos deu uma ideia muito boa para iniciarmos nossa pesquisa, contribuindo para melhorar nosso trabalho e enriquecer nossa pesquisa . A proposta apresentadas, nos demostrou métodos adequados para coletarmos dados sobre nossa pesquisa. Essas contribuições foi de total importância para agente melhorar nosso trabalho de pesquisa.
8/10
En respuesta a ANTONIA CAVALCANTE SILVA

Re: Reflexiones y autoevaluación final (15%)

de Maria Aparecida Patrício -
Essa disciplina em muito contribuiu para o andamento do projeto de pesquisa. assim sendo, vale destacar os estudos e atividades nos quais foram de suma importância na disciplina. as propostas que nela constam enriquece nosso pensamento de pesquisador, levando-nos a refletir sobre os objetivos nos quais queremos alcançar. ao meu ver poderia ter sido melhor nessa disciplina, no entanto ão muitos os percalços nos quais me impediram, assim minha avaliação em meu desempenho é 8/10
En respuesta a Primer comentario

Re: Reflexiones y autoevaluación final (15%)

de Nayandra Da Silva Pereira -
A disciplina de Instrumentos de Coleta e Análise de Dados, nos deu a oportunidade de adquirir conhecimento de aprendizagem na contribuições para melhorar nosso trabalho de investigação. Essas informações nos permitiu a ter uma base sólida para conduzirmos nossas próprias pesquisas e melhorar a qualidade dos nossos projetos de investigação.
Durante o curso, enfrentei desafios de Internet e trabalho, mas conseguir gerenciar meu tempo de forma mais eficiente a fim de conciliar as demandas do curso com minhas responsabilidades e compromisso. Agradeço a professora Milagros pela essa oportunidade e paciência, um grande abraço. Só gratidão.
En respuesta a Primer comentario

Re: Reflexiones y autoevaluación final (15%)

de Raquel Dias Lima -
Durante o curso, consegui aprofundar minha compreensão dessas distinções no processo de aprendizagem, o que me permitiu desenvolver abordagens dinâmicas e alinhadas com os objetivos educacionais estabelecidos. Em relação ao desenvolvimento do tema do meu projeto intitulado: "Jogos matemáticos como estratégia para superar dificuldades de aprender a tabela de multiplicação"e com base nesses fundamentos, conseguir elaborar um guia de observação que servirá como apoio para o trabalho desenvolvido. Este guia incorporará aspectos específicos da observação, utilizando narrativas extraídas do cotidiano escolar dos alunos, bem como registros em diários de classe. Adicionalmente, serão conduzidas entrevistas durante encontros ou reuniões comunitárias e escolares, visando adquirir perspectivas enriquecedoras diretamente dos participantes envolvidos no processo educativo. Essa jornada me proporcionou uma base sólida para um processo de ensino e aprendizagem que abrange uma variedade de questionamentos e definições sobre o ato de aprender e ensinar. É crucial que os educadores sejam capazes de discernir as nuances presentes em cada momento de ensino e aprendizagem, adaptando suas abordagens de acordo com as necessidades individuais de cada aluno e compreendendo a melhor maneira de abordar o tema em questão.
Apresentei dificuldades de compreensão em algumas vertentes de pensamento, embora eu possa entender e gerar conteúdo a partir da aprendizagem que adquiri, a compreensão contextual profunda de algumas vertentes e correntes de pensamento pode ser desafiadora. Resolver isso envolve leitura contínua com conjuntos de dados diversificados e feedbacks para melhorar minha capacidade de compreensão. Considero minha autoavaliação cem relação ao meu desempenho no curso como nota 6.